O projeto técnico de segurança contra incêndio visa proteger edificações por meio de equipamentos e instalações para prevenção, combate e controle de incêndios. Exigido para edificações com área construída acima de 750 m² (com mais de 3 pavimentos) ou acima de 1.500 m² (com mais de 6 m de altura). O projeto inclui saídas de emergência, sinalização, iluminação de emergência, extintores, detecção e alarme de incêndio, hidrantes e sprinklers. Residências unifamiliares estão isentas dessa exigência.
O Projeto Técnico Simplificado (PTS) define medidas de segurança contra incêndio para edificações de baixo risco. Este procedimento simplificado permite a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) sem a necessidade prévia de apresentar um projeto técnico de combate a incêndio. As exigências para obter o PTS incluem edificações com até 750m², até três pavimentos, sem subsolo de ocupação diferente de estacionamento, lotação máxima de 250 pessoas e restrições específicas para comercialização ou armazenamento de GLP e líquidos combustíveis.
O CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros para edificações com 750 m² de área construída com, no máximo, até 3 pavimentos e classificadas com baixo potencial de risco para a vida ou ao patrimônio.
O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento que atesta o comprimento das condições de incêndio em edificações com áreas construídas superiores a 750 m², que possuam mais de 3 pavimentos e classificadas com grau elevado de risco de incêndio.
O AVCB é obtido mediante a elaboração de Projeto Técnico com as medidas de segurança de acordo com instruções técnicas do corpo de bombeiros e o decreto de nº 63.911, bem como a apresentação de laudos e ART aplicáveis na edificação.
O FAT (Formulário para Atendimento Técnico) é uma ferramenta administrativa que aborda dúvidas técnicas, alterações de dados, inclusão de documentos e reconsiderações em Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Permite ajustes como ampliação da área, modificação no leiaute interno, retificação de dados, adição de medidas de segurança contra incêndio e documentação “as built”.
O sistema de sprinklers é um sistema hidráulico fixo distribuído na edificação, acionado pelo calor do fogo para liberar água sobre a área incendiada. Inclui tubulações, chuveiros automáticos, válvulas, mecanismos de alarme e bombas de pressurização. Indicado quando a evacuação rápida é difícil e em edifícios amplos sem compartimentação. Reconhecido pela agilidade, extinção precoce do incêndio e controle no local de origem, facilitando a ação dos bombeiros.
O SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIO (SDAI): Tem como objetivo identificar e alertar sobre o incêndio na fase inicial, de forma imediata e em qualquer que seja a zona de proteção, através de detectores de calor, fumaça ou chamas.
Localização: Avenida Brasil, nº 1077
Avenida Brasil, nº 1077 – Sala 03 – Cidade Jardim
Piracicaba / SP – CEP: 13416-530